Dica de Livro – “Como Ver Um Filme”

Item básico para qualquer um que tenha interesse em conhecer melhor tanto o funcionamento da indústria cinematográfica (americana, principalmente) quanto quem quer entender melhor o processo de análise fílmica, o livro Como Ver Um Filme, da autora Ana Maria Bahiana é indispensável.

Utilizando uma linguagem simples e falando principalmente de filmes acessíveis e/ou contemporâneos, Ana faz uma análise detalhada de todos os processos cinematográficos que envolvem a realização de um filme – que vão desde a concepção da ideia até a montagem, passando pela roteirização, elenco, direção, fotografia, arte, etc. Como a autora reside em Los Angeles e trabalha a anos nesse meio, ela traz uma visão diferente (de dentro para fora), o que torna a leitura mais interessante.

Quem já é mais familiarizado com esse universo ainda vai se divertir conhecendo as curiosidades envolvendo grandes sucessos de Hollywood – como o fato de que o excelente Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall – 1977) de Woody Allen foi inteiramente construído na montagem já que, quando chegou na mesa de edição, o longa tinha outro nome e uma proposta completamente diferente.
Título:  Como Ver Um Filme
Autor: Ana Maria Bahiana
Editora: Nova Fronteira
Número de páginas: 224
Ano: 2012
Edição: 1