Cenas Clássicas – A Estranha Família de Igby

A Estranha Família de Igby é um dos meus filmes favoritos. Em parte, essa admiração se dá devido à memória afetiva, já que o assisti quando ainda era adolescente e me identifiquei com muitas das situações que o protagonista passava; ainda que nunca tenha tomado nenhuma de suas atitudes drásticas ou tenha tido os problemas familiares enfrentados por ele. Mas são as mudanças de humor e a sensação de ser um estranho em meio a um mundo onde todos seguem seu caminho que me pareceram tão similares.

A cena escolhida para integrar o quadro de Cenas Clássicas é uma que considero a mais importante do longa, pois mostra os motivos que levam o personagem título à ver a vida da maneira como ele a enxerga no decorrer do filme. Mostrada em forma de flashback, a sequência abaixo apresenta o jovem Igby (interpretado por Rory Culkin, irmão de Kieran Culkin, verdadeiro protagonista da história) assistindo ao seu pai (Bill Pullman) tendo um colapso nervoso. É uma bela cena, com uma das melhores (senão a melhor) atuação de Pullman. Confira (sem legendas):

“- Sabe… Igby. Eu sinto essa grande… pressão, caindo sobre mim. Está constantemente caindo sobre mim. Está… me esmagando…”

 

Menção honrosa:

Mencionei no começo do texto que esse era um dos meus filmes favoritos e por isso não consegui me conter e fui obrigado a adicionar outra cena que, acredito, também mereça destaque. Trata-se da sequência final do filme que mostra, ao som de Travis cantando à clássica The Weight, a resolução de todos os personagens, culminando com o protagonista recebendo, finalmente, seu tão sonhado dia ensolarado.