Header Ads

Cenas Clássicas - Os Intocáveis e O Encouraçado Potemkin


É impossível pensar no clássico Os Intocáveis, de Brian De Palma, sem se lembrar da famosa cena na escadaria da estação de trem. O que muita gente não sabe é que essa cena é, na verdade, uma homenagem à outro clássico, O Encouraçado Potemkin, longa de 1925 dirigido pelo mestre do cinema russo Sergei Eisenstein. Ao assistir as duas cenas (abaixo) é possível notar diversas semelhanças (como o local aonde se passa ou elemento cênicos como carrinho de bebê, por exemplo); porém, o que considero interessante de se analisar nessas duas sequencias específicas não são as semelhanças, mas sim as diferenças narrativas.


Eisenstein não se preocupava em seguir uma continuidade visual. Ele utilizava-se de uma edição rápida - com imagens muitas vezes desconexas que só passavam a fazer sentido quando montadas em sequencia - buscando atingir o público através do impacto visual que suas imagens traziam; enquanto De Palma procura estender o tempo da ação de maneira a causar tensão no espectador, utilizando-se, inclusive, do recurso de slow motion em diversos momentos - um contraste interessante com o ritmo frenético de Eisenstein.


Ou seja, são duas estéticas completamente diferentes, realizadas por dois gênios do cinema e que resultaram em dois filmes excepcionais.

Confira:


 


2 comentários:

  1. Por favor, alguem que tenha um blog pode me explicar esse site? O_o

    www.divulgablog.site11.com

    É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Baixar o Filme - O Encouraçado Potemkin - http://mcaf.ee/pzq3m

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.