Quadrinhos | EntreQuadros: Círculo Completo - 7 marte Quadrinhos | EntreQuadros: Círculo Completo - 7 marte

Header Ads

Quadrinhos | EntreQuadros: Círculo Completo

HQ de Mário César discute relacionamentos, perda e psicanálise. 

Quadrinhos | EntreQuadros: Círculo Completo

Freuderico é um homem de uma certa idade que, após o término de um relacionamento de longa duração, resolve se arriscar novamente, sair mais e voltar a ter encontros. Seu primeiro encontro é com Karina, uma mulher mais jovem que ele, mas que tem uma queda por homens mais velhos. Depois de um começo um pouco truncado, o protagonista se solta um pouco mais quando percebe que a garota está interessada em saber mais sobre o antigo relacionamento dele.

Como EntreQuadros: Círculo Completo é uma história relativamente curta, com 82 páginas, qualquer informação a mais pode ser considerada um spoiler. Basta dizer apenas que, a partir desse momento, a narrativa se divide entre o relacionamento anterior de Freuderico - mostrando-o na sua juventude, na faculdade - e seu encontro atual Karina, que o leva para passear por São Paulo enquanto eles conversam e se conhecem melhor. Dominada por tons de verde, a arte do quadrinista Mário César valoriza bem a cidade de São Paulo, tornando-a um personagem da sua história.

Da mesma maneira, a sua escrita ágil consegue manter o leitor interessado nas viradas da trama, ao mesmo tempo em que permite discussões inteligentes a respeito de relacionamentos, de como lidar com a perda, da necessidade de se seguir adiante. Tais discussões passam pelo campo da psicanálise, uma vez que este é um tema central na história em quadrinhos de César. 

Conforme o próprio título sugere, a proposta aqui é mostrar um círculo completo, não necessariamente o círculo de um relacionamento, mas o próprio círculo da vida. E dentro dessa proposta, o autor é bem sucedido. O único problema que eu tive com a HQ foi que achei a história contada em flashback muito mais interessante que a história atual, e que a própria escolha do flashback tornou-se um recurso limitador da narrativa, mostrando apenas os "melhores momentos" de uma ótima história, que certamente também seria interessante na sua plenitude.

Esta, ao menos, foi a impressão que eu tive ao ler EntreQuadros: Círculo Completo, mas pode não ser a sua. Caso você tenha interesse em conhecer melhor a história, é possível adquiri-la no site da editora Balão Editorial.

Quadrinhos | EntreQuadros: Círculo Completo



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.