Merece ser Visto – Assim Estava Escrito

Martin Scorsese indicou esse filme no documentário A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Movies. Segundo ele, Assim Estava Escrito, tradução horrível para The Bad and the Beautiful, era o filme que melhor ilustrava o funcionamento da indústria hollywoodiana – além de ser uma inspiração pessoal para ele como cineasta.

Utilizando-se de uma linguagem que se assemelha à de Cidadão Kane, ao contar a vida de um personagem através dos olhos de outras pessoas, o diretor Vincente Minnelli (Sinfonia em Paris) mostra a ascensão e decadência de um produtor de cinema (Kirk Douglas), através do seu envolvimento com (respectivamente) um diretor iniciante, uma atriz sem talento e um escritor que reluta em se tornar roteirista. Cada um deles conta suas experiências envolvendo o protagonista, e cada história revela um pouco mais da sua personalidade.

O filme foi indicado a seis Oscars em 1952, saindo vitorioso em cinco categorias (Roteiro, Fotografia, Direção de Arte, Figurino e Atriz Coadjuvante). É um verdadeiro clássico que, com certeza, merece ser visto.


Confira o trailer (sem legenda):