Quadrinhos | Jeff Lemire usa O Soldador Subaquático para falar sobre solidão, paternidade e medo

Quadrinhos | Jeff Lemire usa O Soldador Subaquático para falar sobre solidão, paternidade e medo
Jack Joseph trabalha como Soldador Subaquático em uma empresa petrolífera. Trata-se de um trabalho perigoso e solitário. Mas Jack gosta. Gosta do silêncio e da escuridão. Gosta – ou ao menos parece gostar – da solidão que a função lhe proporciona. A preocupação da mulher com a segurança dele e com a gestação que se aproxima do fim não parecem afetá-lo.
Ignorando os pedidos da esposa para que ele fique em casa, Jack parte para mais um trabalho em alto mar. O trabalho vem primeiro. Mas algo de diferente acontece. O silêncio das profundezas é interrompido por vozes familiares. O estranhamento é ainda maior quando Jack encontra um relógio no fundo do mar, e esse objeto traz à superfície alguns traumas do seu passado que ele preferiria esquecer.
O quadrinista Jeff Lemire é hábil em criar metáforas visuais – como a presença do relógio – e narrativas que ao mesmo tempo em que preenchem a sua obra de significados ocultos, também a deixam aberta a interpretações. A própria atividade desempenhada pelo protagonista dá uma pista disso. Afinal, a solda serve para unir duas partes, criando uma terceira parte que se mistura com as outras, ao mesmo tempo em que se mantêm visualmente separada. Da mesma maneira, Jack vive num “entre-lugar” que não é nem o passado e nem o presente, mas ao mesmo tempo é os dois.
Quadrinhos | Jeff Lemire usa O Soldador Subaquático para falar sobre solidão, paternidade e medo
Criando uma narrativa não linear, que vai e volta no tempo constantemente, Lemire diferencia esses dois tempos por meio de traços característicos. O presente é retratado na história em quadrinhos por desenhos mais “nítidos”, cheio de detalhes. Já as cenas do passado são desenhadas sem muita definição, representando uma memória que se apaga, ou que é distorcida com o tempo. E é justamente essa lembrança distorcida que age como uma âncora prendendo o protagonista, impedindo-o de visualizar o futuro por medo de repetir o passado.
O Soldador Subaquático é uma obra sensível, narrada e desenhada com maestria por Jeff Lemire, um dos principais nomes dos quadrinhos da atualidade (são dele também os títulos Black Hammer, Gideon Falls e Sweet Tooth). Como um iceberg que só revela uma pequena fração do seu tamanho, a HQ convida o leitor a mergulhar naquele universo e descobrir a grandiosidade dos segredos submersos nesta história fantástica.
Gostou da resenha? Deixe o seu comentário no campo de comentários. E caso tenha interesse em adquirir essa HQ, acesse clique na imagem abaixo para ser redirecionado para o site da Amazon. Comprando pelos nossos links você ajuda o 7 Marte.