Quadrinhos | Quando Você Foi Embora, de Ana Cardoso, trata de maneira tocante da relação afetiva entre um cão e seu dono

Quadrinhos | Quando Você Foi Embora, de Ana Cardoso, trata de maneira tocante da relação afetiva entre um cão e seu dono
Qualquer relação, seja ela entre pessoas e pessoas, ou entre pessoas e animais, deve ser construída com companheirismo. E era assim a relação da cadelinha Luma e de seu dono. Acostumada a esperá-lo ao final de cada dia, e aproveitando os eventuais passeios pelo parque, Luma era feliz com seus pequenos hábitos cotidianos, e com a amizade proporcionado por aquela relação.
Quadrinhos | Quando Você Foi Embora, de Ana Cardoso, trata de maneira tocante da relação afetiva entre um cão e seu donoPorém, conforme o título desta HQ nacional indica, Quando Você Foi Embora mostra uma mudança na rotina que Luma tanto prezava após a morte do seu dono. Essa mudança se concretiza quando a simpática cadelinha passa a ser cuidada pela jovem Luzia.
A autora Ana Cardoso acerta ao não criar um conflito desnecessário entre Luma e Luzia. Esta última, apesar de não querer a responsabilidade de cuidar de uma cachorra nesse momento da sua vida, nunca negligencia o animal, dando-lhe toda atenção e cuidado que lhe é possível.
Ao mesmo tempo, a cadelinha parece reconhecer o esforço da sua nova dona, embora fique claro que isso não é suficiente para preencher o vazio da sua perda. Afinal, a simples troca de dono não substitui o afeto que Luma sentia, e sua solidão e tristeza são retratadas com delicadeza pela quadrinista mineira.
Empregando um traço gracioso em preto e branco, Ana retrata toda a expressividade da sua protagonista que, sem poder se comunicar por palavras, utiliza-se apenas do olhar para passar toda a tristeza que está sentindo. E bota tristeza nisso! Mais do que a história de uma cachorrinha, esta é uma HQ sensível que ressoa com qualquer um que tenha experienciado uma perda, e que sabe que algumas feridas o tempo até alivia, apesar de nunca ser capaz de curar.

Quando Você Foi Embora é um lançamento da Balão Editorial. Caso você tenha interesse em adquiri-la, acesse o site da editora clicando aqui.